Entre em contato

Precisa de alguma ajuda?

Phone:123-456-789
Segurança na web

Segurança de sites, uma visão geral.

 

Diariamente milhares de sites sofrem algum tipo de infecção. As motivações do invasor e a falha que permitiu a invasão são várias que praticamente merecia um post para cada situação, porém neste primeiro post de nosso site vamos abordar as causas mais comuns e como proteger sua presença online de terceiros mal intencionados.



O que leva alguém a invadir um site?

Como citado acima, existem inúmeros motivos que levam alguém a praticar tal ato ilícito, porém entre os mais comuns estão desafiar seus conhecimentos, quebrar a segurança, sentir se capaz daquilo, a mesma sensação que um montanhista tem quando atinge o pico mais alto de uma montanha, ou de um maratonista ao passar pela linha de chegada.

Existem também, os mais comuns, os que fazem isso para obter vantagem financeira praticando crimes, como hospedagem e envio de phishing, spam e outros malwares para os mais diversos fins, pense, para que comprar uma hospedagem ou um servidor se você pode se aproveitar de falhas de segurança deixadas pelos usuários para hospedar o conteúdo malicioso.

Como o invasor age?

Embora existam casos em que o site foi uma vítima escolhida a dedo, na grande maioria das vezes os ataques são aleatórios e automáticos, para entendermos melhor, imagine as últimas falhas de segurança de algum plugin do WordPress, depois que essa fica conhecida e feito um “exploit” para essa, abordaremos mais sobre esses termos no futuro, porem resumindo, é uma ferramenta que permite a exploração automática da falha de segurança, depois é feito um processo automático que começará a varrer a internet atrás de sites que possuam essa falha, então após explorada com sucesso e que será feito upload de arquivos maliciosos, como o phishing por exemplo.

Outros agem de uma forma diferente, espalham pela internet através de emails falsos um vírus que infecta o computador ou dispositivo móvel de quem o abre, então aquele dispositivo passa a ser monitorado,  quando uma senha de e-mail, ou outro qualquer serviço, como as credenciais da área administrativa de seu site ou painel de controle é utilizada a mesma é interceptada e enviada para quem está por trás da disseminação do malware, dando assim acesso administrativo àquele site para que seja utilizado para as ações anteriormente citadas, até que seja percebida a invasão e as medidas de segurança e desinfecção sejam tomadas.

Como se proteger?

Não é necessário ser um expert em segurança de sites para tomar medidas simples e eficazes na proteção de seu site.

Mantenha seu site sempre, sempre, sempre atualizado, atualizações são para melhorias, correção de bugs e falhas de segurança.

Utilize computadores e dispositivos confiáveis para realizar a administração de seu site.

Mantenha sempre um antivírus funcionando e atualizado em seu computador, fazendo varreduras períodicas

para manter seus dados seguros.

Instale temas e plugins de fontes confiáveis, muitos caem no erro de baixarem de locais que disponibilizam gratuitamente programas pagos e ao instalarem o site e infectado por várias ameaças.

Conclusão.

Não importa para que fim você possui um site, uma loja online, um blog pessoal para compartilhar seus conhecimentos ou experiências, a segurança sempre deve estar no checklist das prioridades para que você possa ficar tranquilo sabendo que seu conteúdo está chegando a seu público alvo de uma forma segura.

Site infectado? Não consegue resolver?

Entre em contato agora com nossa consultoria especializada através do link Remoção de Malware em nosso site.



O que você achou?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.